Graxa Lítio - Muito Mais Que Graxa

Sulubrificantes - 5 de maio de 2021


Afinal, pra que serve a famosa graxa lítio?

Embora as aplicações da graxa não representem nenhum desafio para quem a utilize, existe um mundo de variáveis quando o assunto é graxa industrial. Quando a graxa é utilizada no cenário industrial, fatores técnicos como os tipos de graxa podem ser determinantes para se obter um resultado indesejado.

O que é e pra que serve a graxa?
O tópico principal deste artigo é a graxa de lítio, mas antes vamos transcorrer rapidamente sobre a graxa em geral. 

Graxa é o nome comum atribuído a um elemento de lubrificação de formato pastoso, ou de alta viscosidade, utilizado majoritariamente em máquinas de indústrias que precisem ser lubrificadas, composto por mistura de óleo mineral ou sintético, aditivos e sabões metálicos à base de alumínio, cálcio, sódio, bário, ou lítio.

Uma boa graxa deve:

  • Reduzir a fricção e o desgaste sob as mais diversas condições de operação
  • Proteger contra ferrugem e corrosão
  • Evitar que contaminantes penetrem nas partes lubrificadas
  • Permanecer onde se é necessária nas partidas e operações intermitentes
  • Manter estrutura e consistência durante longos períodos de utilização
  • Permitir livre movimento sob baixas temperaturas
  • Possuir fácil aplicação e manter-se dessa forma durante sua armazenagem
  • Tolerar até certo grau de contaminação sem perda significativa de eficiência

O que é e pra que serve a graxa lítio?

A graxa lítio é a graxa feita a base de sabão de lítio.  Trata-se de uma graxa macia, semelhante a graxa de cálcio. Se destaca por possuir ação prolongada e ser composta por elementos de alta qualidade.

A maior parte da produção da graxa litio é aditivada com antioxidantes, aditivos Extrema Pressão, aditivos de adesividade, anticorrosivos e aprimoradores de índice de viscosidade. Outros tipos de graxa litio são aditivados com lubrificantes sólidos como Bissulfêto de Molibdênio grafite ou lubrificantes sólidos brancos como PTFE (Politetrafluoretileno).

Óleos sintéticos, como alquilenoglicoís ou ésteres são usados em graxa de sabão de lítio semi-fluido. Já oa Polialphaoleofinas (PAO) são usadas como óleo básico para graxa utilizada na lubrificação de materiais plásticos e/ou sintéticos. Em casos de utilização em baixas temperaturas de até -75°, existem também graxas lítio com óleo de silicone.

A graxa de litio é utilizada basicamente em automóveis e na aviação, devido a sua resistência a água e sua facilidade de trabalhar em temperaturas de até 150°. Possui múltiplo uso em veículos, peças universais, cubos de roda e pinos, tem grau elevado de aderência em superfície metálicas e apresenta bom desempenho tanto com carga elevada e velocidade alta, quanto com carga baixa e velocidade reduzida.

Recomenda-se, por exemplo, o uso da graxa Bluter MP-2 Azul Karter para rolamentos, mancais, cubos de rodas, correntes, roletes e articulações, além dos mais diversos componentes de equipamentos automotivos, e também agrícolas ou industriais.

A graxa lítio, porém, apresenta uma rara desvantagem em não poder ser utilizada como lubrificante em indústrias alimentícias, por se tratar de um sabão metálico. Neste caso são indicadas graxas a base de sabão de alumínio ou alumínio-complexo.

Mas afinal, é graxa lítio, graxa azul ou graxa branca?

A graxa litio é comumente chamada também de graxa azul ou de graxa branca, isso porque a cor da graxa facilita a sua identificação, além de torna-la mais atraente para o consumidor e ainda indicar a qualidade da sua preservação. Além do escurecimento da graxa acerca do desgaste da sua utilização, uma eventual mudança de cor poderia estar atribuída a alguma mistura com outro tipo diferente de graxa de forma não intencional. 

Fique atento: Embora a cor da graxa indique algumas informações sobre sua qualidade, ela é oficialmente usada para indicar o tipo do espessante usado na sua composição. De qualquer forma, é necessário sempre ter em mente que isso não é garantia para determinar o tipo de espessante da graxa, mesmo que se trate de uma graxa produzida por um único fabricante.

Graxa lítio: a queridinha da indústria mundial.

No quesito produção mundial de graxa, a grande campeã é a China que produz quantidade semelhante a América do Norte e Europa juntas. Sabe qual é o espessante utilizado na graxa mais produzida pelos chineses? Acertou, o sabão de lítio.

Para você entender: um relatório de produção da National Lubricating Grease Institute - NLGI, produzido com uma pesquisa envolvendo 226 empresas do mundo todo, relata que foram produzidos 1.17 milhões de toneladas de graxa em 2016. Dessas 226 empresas, 81 correspondem a empresas chinesas, onde mais 80% da graxa produzida foi a graxa lítio.

A graxa de litio têm sido o tipo dominante em todo o mundo há décadas, e mesmo com os preços das matérias-primas derivadas de lítio subindo de forma selvagem constantemente, seu uso parece inabalável. 

Selos
  • Site Seguro

Sulubrificantes Comercio ltda - CNPJ: 28.004.381/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

 SULUBRIFICANTES: Óleos Lubrificantes em Passo Fundo-RS | Distribuidor Autorizado Exclusivo Lucheti

Sistema de Busca by Nova.busca - Sistema de gerenciamento de Buscas